Sobre a agenda

Olá, tudo bem?

A Agenda Amo Japão (Agenda Nikkei) começou em 2004 como um projeto pessoal bem simples, porque eu sentia que sendo jornalista e tendo um ótimo relacionamento com diversas entidades, eu tinha acesso a mais informações do que o público em geral, quem não acompanha a comunidade. Existem mais de 500 entidades da comunidade nikkei no Brasil e foram criadas ótimas ferramentas, porém ainda não havia uma resposta prática para um conceito simples: “o que vai acontecer nesse final de semana?”.

Para responder essa pergunta, a Agenda Amo Japão é um verdadeiro trabalho de garimpagem, não somente do mundo online, nos sites, egroups e mídias sociais, mas também do mundo offline, checando murais de entidades, colecionando panfletos e perguntando dos eventos por aí, sempre com a “antena ligada”. Inicialmente, enviava essa agenda para os egroups das entidades das quais participo, autorizando a livre divulgação das informações colhidas.

Meu objetivo era juntar toda a riqueza e complexidade do universo nikkei numa lista que fosse de fácil consulta e armazenamento. Porque convenhamos, com tantos eventos, ainda não inventaram uma ferramenta que seja inteligente, fácil de usar e prática como uma lista!!

Tive essa certeza quando realizamos o Centenário, em 2008. No meio de mais de 1000 eventos, como escolher os mais interessantes? Na época, recebemos muitas reclamações, porque era realmente difícil acessar aquela agenda, que ainda por cima, tinha uma atualização muito trabalhosa para nós, da equipe do Centenário. As pessoas queriam um arquivo completo com todos os eventos e informações, mas era necessário checar um por um. Em termos de acessibilidade, realmente fica difícil.

Mesmo as soluções atuais, como o Google Agenda e Facebook, não me agradam plenamente nesse sentido de praticidade. Como uma pessoa essencialmente prática (virginiana), eu considero que o método ideal de planejamento é uma lista mensal dos eventos. É assim que eu organizo a minha própria agenda, e acho que facilita também para as outras pessoas.

Passados tantos anos depois da minha primeira agenda, percebo que ainda não inventaram uma ferramenta como minha Agenda Amo Japão, que cumpra a mesma função social de divulgação do trabalho das entidades. E também tenho certeza de que hoje, as mídias sociais podem potencializar muito esse trabalho, ajudando as entidades.

Por isso decidi voltar com toda força para esse projeto. Acredito realmente que essa iniciativa simples pode ajudar muita gente e muitas entidades. Porque mesmo que você não compareça no evento que está sendo realizado pela entidade, pelo menos você saberá que ela continua forte e promovendo eventos, que você poderá conferir em uma próxima oportunidade. Como muitas entidades não costumam nem ter email (!!), a divulgação via internet é muito importante e procuro sempre ajudar.

A agenda pode ser utilizada e lida de várias formas, e você ficará bem informado, com um painel do que está acontecendo hoje na comunidade nipo-brasileira e nos eventos ligados à cultura japonesa. Logicamente que esse instantâneo não é completo, porque muitos eventos nem são divulgados, e muitas vezes fico sabendo depois. Mas tento buscar as informações e notícias mais frescas da comunidade para o público ficar bem informado.

Se você tem ideias, sugestões ou quer colaborar com a Agenda Amo Japão, entre em contato comigo!

O meu email é erika @ amojapao.com.br e meu telefone, (11) 4119-4600.

Onegaishimasu,

Erika Yamauti =)